top of page

CASA

Centro de Acolhimento Para os Sem-abrigo

 

1

O CASA

De acordo com o artigo 4º do estatuto das instituições particulares de solidariedade social em geral , do decreto lei nº 119/83 de 25 de Fevereiro , A TEGUA  recebe apoio do estado, que aceita e valoriza o contributo das instituições na promoção dos direitos sociais.


Assim o Estado , nomeadamente O Instituto de Solidariedade e Segurança Social, mantém a tutela destas instituições ,  supervisiona  o respeito pelas disposições estatutárias e legislação de enquadramento e estabelece acordos de cooperação , financiando  a maior fatia de dotação orçamental, para o funcionamento das  valências aprovadas.
  
A TEGUA , assumiu  e mantém dois acordos de cooperação técnica e financeira para as valências de CAT ( centro de alojamento temporário para pessoas em situação de sem Abrigo ) e  de CD ( Centro de dia para apoio a esta população carenciada e flutuante).

 

O trabalho em rede e o estabelecimento de parcerias com outras entidades  é fulcral para o desenvolvimento da sua acção, a TEGUA orgulha-se  de pautar a sua conduta pela forma aberta e cooperante  com os serviços e entidades locais.



 

Centro de Dia

2

O Centro de Dia da TEGUA, CD, apoia em regime de não permanência dez utentes  no tratamento de roupas e alimentação. São, em grande parte, adultos entre os trinta e cinco e os sessenta anos, maioritariamente do sexo masculino, com índices de escolaridade muito baixos, cujas necessidades de alojamento ainda não se fazem sentir.



A reconstrução dos projetos de vida destes utentes é, em parte, um necessidade que detetamos. O recurso a cursos de formação profissional integrados na medida 6.1 do POPH (Formação para a Inclusão) é uma das nossas respostas.

Oficina de madeiras para os utentes do CASA

e do CD

Ser solidário assim pr’além da vida
Por dentro da distância percorrida
Fazer de cada perda uma raiz
E improvavelmente ser feliz

De como aqui chegar não é mister
Contar o que já sabe quem souber
O estrume em que germina a ilusão
Fecundará por certo esta canção



Ser solidário assim tão longe e perto
No coração de mim por mim aberto
Amando a inquietação que permanece
Pr’além da inquietação que me apetece

De como aqui chegar nada direi
Senão que tu já sentes o que eu sei
Apenas o momento do teu sonho
No amor intemporal que nos proponho

Ser solidário sim, por sobre a morte
Que depois dela só o tempo é forte
E a morte nunca o tempo a redime
Mas sim o amor dos homens que se exprime

De como aqui chegar não vale a pena
Já que a moral da história é tão pequena
Que nunca por vingança eu te daria
No ventre das canções sabedoria



                                             José Mário Branco

A promoção da reintegração sócio profissional dos nossos utentes faz parte do processo interno de trabalho da TEGUA. A colaboração com o CRI (centro de respostas integradas) da ULSNA e com o IEFP, permite-nos levar a cabo acções que promovem o ajustamento deste público à realidade social e profissional da nossa sociedade. O Programa Vida Emprego é um desses instrumentos, bem como a medida 6.1 do POPH; neste processo privilegiamos o contacto estreito entre o utente e a realidade do mundo do trabalho, com o recurso  à promoção de actividades práticas, tais como a carpintaria, a criação de animais hortofloricultura e confeção de bolos e doces tradicionais.

3

Reintegração Sócio Profissional

Voluntários espanhóis no CASA, na nossa cozinha 

bottom of page